Estou para anunciar e também para começar uma nova seção do blog Caos Cubano, Inspiração Para o Caos. Nessa seção eu vou falar um pouco sobre as minhas principais fontes de inspiração, tanto na vida quanto na arte em si. Partindo desse princípio vou começar pela minha principal referência artística.
O maior artista de todos os tempos: Michelangelo
Ezequiel (Modificada por Don Ribeiro)
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu em Caprese no dia 6 de Março de 1475 e foi considerado um dos maiores criadores da história da arte. Sendo que desenvolveu sua arte por mais de setenta anos. Ele atuou na pintura, escultura, poesia e arquitetura.
Desde cedo, Michelangelo mostrava bastante talento com a arte e foi acolhido pela família Medici. O artista buscava sempre honrar o nome de sua família e mante-lo na nobreza romana. Seu trabalho estava se desenvolvendo no período de transição do Renascimento para o Maneirismo.
Como na maioria dos outros artistas do período, a arte de Michelangelo tinha bastante influência da arte da Grécia Antiga e também dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo. O foco de seu trabalho era na representação da figura humana, onde o nu masculino era predominante e situações religiosas.
Entre as obras de Michelangelo, posso apontar algumas como principais:
Na escultura: a Pietà, o Baco, o David, o Moisés e as duas tumbas Medici.
Na pintura: o teto da Capela Sistina, o Juízo Final e dois afrescos na Capela Paulina.
Na arquitetura: Basílica de São Pedro (reformas e desenhou a cúpula), remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios.
Seu trabalho foi muito admirado e em vida já era considerado o maior artista de seu tempo, sendo chamado de o Divino.
Para quem quiser se informar mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo
Pietà(Michelangelo)
Porque ele foi motivo de inspiração:
Como alguém que trabalha com imagens, é difícil compreender como alguém não se inspira pelas impressionantes obras do Divino. Sua habilidade em transmitir os sentimentos em suas obras, as tornaram mais belas e atemporais.
Seu conhecimento sobre anatomia é notório e admirável. Pois a cada obra que mostra o corpo humano, o mostra com um realismo fantástico. Ele conseguia deixar suas obras com um realismo que ela parecem vivas.
Sua personalidade forte quase o fez não pintar uma de suas obras primas, o teto da Capela Sistina. Na época Michelangelo dizia que a pintura não transmitia a "vida" que a escultura transmitia.
Enfim, sua dedicação, sua habilidade e seu amor pelo trabalho são grandes fontes de inspiração.
Um grande nome da arte, Michelangelo deveria servir de inspiração para todos que são apaixonados pela vida.
Adios
Nenhum comentário:
Postar um comentário