terça-feira, 19 de junho de 2012

Filosofia Caótica: Coragem

Hola, Cabrons. Tudo chillin? Com certeza sim. Hoje vou começar a falar sobre novos valores que ajudarão no crescimento pessoal.

Vamos falar de coragem. Pois é, mas porque comecei essa série falando sobre coragem, algo tão simples? Mais simples ainda é a razão pela qual vou começar por ela.

A coragem alimentou todas as mudanças necessárias para o progresso da humanidade, para grandes líderes brilharem e grandes atletas se destacarem dos demais. A zona de conforto é muito acolhedora e todos se acostumam a fazer as mesmas coisas e criam uma coerência agindo dessa forma. Mas como mudar isso?

O principal passo é ter coragem para mudar e sair da zona de conforto. Porque precisa de coragem para mudar? Porque grande parte das pessoas não vão apoiar suas mudanças, eles vão dizer que você está estranho e irão buscar coerência em seu novo comportamento.

Muitos irão inclusive te criticar e tentar impedir a sua mudança, mas a cada um cabe escolher como seguir o seu caminho e no fim das contas, não serão seus conhecidos que irão vive-lo.

O que é coragem?

Ao contrário do que muitos pensam, coragem não é a ausência de medo e sim agir de acordo com seu interesse. Mesmo que você sinta medo, você pode ser corajoso o suficiente para fazer o que tem que ser feito.

Porque ter coragem é importante?

Imagine como seriam os Estados Unidos se Martin Luther King não tivesse coragem de lutar pelos direitos civís. Precisou de mais coragem ainda para lutar da forma que ele lutou. Afinal, usar a violência estava na zona de conforto dos membros dos protestos.

MLK chegou e simplesmente disse para não usar da violência e que violência iria gerar apenas mais violência. Será que se ele não fosse corajoso o suficiente veríamos um país como os Estados Unidos com a convivência que se tem hoje?

Isso é apenas um exemplo, dentre vários outros que são vistos no nosso dia-a-dia. Quantos empresários precisaram se arriscar para seus negócios darem certo? Quantos imigrantes se arriscam em outros países a procura de um futuro melhor?

O problema é que para ter a coragem muitas pessoas precisam de um grande motivo, mas tem algum motivo maior do que saborear todo o potencial de sua vida? Com certeza não.

É por isso que estou adotando a coragem como um novo valor de vida e recomendo a todos que façam o mesmo. Como diria Muhammad Ali: "Não sou obrigado a ser o que você quer que eu seja".

Chill Out, Cabrons.


Chill Out, Cabrons

Nenhum comentário:

Postar um comentário