terça-feira, 10 de abril de 2012

Filosofia Caótica: Trabalho em Equipe


Holla, cabrons. Tudo chillin?? Por aqui está tudo muito bem e bem corrido também. Hoje vou falar sobre mais um assunto que eu ainda tenho pouca experiência e estou evoluindo de forma tremenda. O famoso trabalho em equipe, que sempre foi idealizado por muitas pessoas mas é uma missão difícil focar todos entorno de um mesmo ideal.

Desde pequeno sempre tive grandes dificuldades em lidar com pessoas e com situações que exigia participação de grupos ou coisa do gênero. Mesmo com meus amigos, sempre tive a mentalidade de resolver tudo que é meu sozinho, infelizmente isso  ajudou a criar um receio muito grande em dar credibilidade para alguém. Apesar de o trabalho em equipe ser fundamental no esporte, eu evitava ele me especializando em setores que exigia menos união e apenas mais esforço.

No basquete sempre foquei no setor defensivo, apesar de também ter treinado bastante arremessos. Nunca cheguei a mesma intensidade com que eu defendia. Para alguém que queria apenas depender de seu próprio esforço, ser um pivô defensivo é o mais próximo do individualismo no jogo. Proteger para o rebote, timing para ajudar na cobertura, dar tocos no adversário, pegar rebotes. Tudo sempre muito mais individual do que coletivo, como outros fatores no time não ajudavam, me sentia bem confortável jogando desse jeito.No futebol americano, apesar de contra a minha vontade acabei jogando de Left End e mais uma vez parti para o individualismo.

O problema é que isso acabou se transferindo para praticamente todos os setores da minha vida, aspectos sociais de todos os tipos. Formei um individualismo que sempre foi difícil de conter e o mundo não ajuda para a evolução, cada vez está mais fácil pensar no próprio umbigo e esquecer do resto. Esse ano estou tendo novas experiências e ainda com várias dificuldades, estou começando a trabalhar mais em equipe.


Como isso mudou?

A mudança ainda está acontecendo e apesar de estar bem no começo, já sinto que tudo está melhorando e que a motivação aumenta com apoio e a positividade das pessoas. Quando aderi a um novo empreendimento (para saber mais clique aqui), como sempre achei que meu esforço solitário seria o suficiente para ter o sucesso necessário. Várias grandes pessoas estão me ensinando que não é dessa forma que as coisas funcionam e não é dessa forma que deveriam funcionar.

Mesmo nesse blog, sempre tenho escrito sobre temas individuais e esse é um dos primeiros aspectos conjuntos que venho compartilhar com vocês. O mais cômodo para mim é fazer as coisas sozinho, mesmo que me sobrecarregue meu instinto é esse e estou evoluindo nesse sentido também. Outras situações que começaram a surgir pessoas mostrando apoio e está menos difícil trabalhar em conjunto.


Qual a importância de trabalhar em equipe?

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso. Mesmo setores em que você basicamente não precisa de ninguém para executar algo, você precisa executar para alguém com algum propósito que vai interferir a alguém. Aproveite todas as experiências que se podem ter para crescimento social, cada conversa que você tiver com um cliente, amigo, colega de trabalho, familiar ou qualquer outra pessoa. É impressionante e gratificante saber que você está caminhando com suporte.

Outro fator que o trabalho em equipe ajuda é a divisão do trabalho. Como líder você normalmente não deve dividir a responsabilidade, mas você tem que delegar os trabalhos e com a experiência você vai saber para quem fazê-lo. Agregar outro valores também é um aspecto que o trabalho em equipe faz, conceitos que você não tinha pensado acabam aparecendo e trazendo novas oportunidades de aprendizado para todos.

O trabalho em equipe é fundamental para o crescimento e o sucesso em qualquer atividade da vida. Seja em relacionamentos ou mesmo no trabalho, procure sempre considerar as outras pessoas e aprender com cada ideia que ela pode adicionar. Estou aprendendo isso agora e posso garantir que é uma sensação muito revigorante.

Chill out, Cabrons!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário