segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Inspiração Para o Caos: Christopher Rios (Big Pun)

Christopher Lee Rios nasceu em 10 de Novembro de 1971 e faleceu em 7 de Fevereiro de 2000. Ele era mais conhecido pelo seu nome artístico Big Pun (abreviação de Big Punisher) foi um rapper americano de ascendência porto riquenha que emergiu da cena do rap underground no Bronx no final da década de 1990.

Big Pun cresceu no bairro de South Bronx em New York City e é descendente de porto riquenhos. Segundo seus familiares, seus primeiros anos foram difíceis, incluindo testemunhando o abuso de drogas de sua mãe, a morte de seu pai, e um padrasto muito duro com ele. De acordo com sua avó, Pun se tornaria agressivo e auto destrutivo, socando buracos nas paredes do apartamento da sua família. Rios largou o ensino médio e por algum tempo estava desabrigado ficando em prédios abandonados ou nas casas dos amigos.

Na música, Big  Pun começou a ficar conhecido quando foi mostrar seu trabalho para o Fat Joe. Big Pun é considerado o precursor do reggaeton, pois suas músicas tinham elementos da música latina e com o seu sucesso vários outros cantores viram que era possível um rapper latino fazer sucesso nos EUA. Pun foi o primeiro rapper latino a conseguir alcançar a marca de platinium (1 milhão de cds vendidos)


Porque sua música me inspira?

Apesar de sua história apesar de sua história ser fundamental para sua musicalidade e ter bastante traços de persistência. O que mais me inspira no Big Pun é sua música, porque é uma música com uma agressividade lírica que é difícil de se encontrar em qualquer outro artista. A tenacidade de suas letras que antes eu usava para estimular minha raiva, agora uso para motivar a alcançar meus objetivos e a encontrar novos meios de criação.

Para ilustrar melhor o quanto a música do Big Pun me inspira vou colocar algumas frases de efeito que uso para motivação e inspiração.

"If You Can't Learn How To Make Fire, I'll Make It Burn!" - Dream Shattered

Em português: "Se você não consegue aprender a  fazer fogo, eu vou fazer isso torrar"

Porque me inspira: Como sempre a agressividade do músico é mostrada e mostra a confiança que ele tem.

"My heart is cold as ice, so I know I'm sheist, Big Pun was the kid
that no one liked, my whole life, is one big roll of the dice" - Hidden Hand

Em português: "Meu coração é tão frio quanto gelo, por isso sei que sou suspeito, Big Pun era a criança
que ninguém gostava, minha vida toda, é um lançamento de dado"

Porque me inspira: É uma frase interessante que mostra a vida do cara e o quanto ele sofreu para tentar ter um pouco de paz, que ele exalta na próxima citação.

"I'm proud I'm able to lift from the bowels of the ghetto
I found me a little sanity inside a career and a family
No more wars and renderin tears to insanity
So keep the salary and tear the mic, cause I love it
There's my life, you judge it, fuck it Seis, I don't want it" - Hidden Hand

"Eu tenho orgulho de poder ter crescido com os princípios do gueto.
Eu encontrei um pouco de sanidade uma carreira e uma família
Sem guerras ou entregando lágrimas para a insanidade
Então pegue o salário e destrua o microfone, porque eu amo isso
Ali está minha vida, você julga, foda-se isso Seis, eu não quero ela"

Porque me inspira: Esse verso é muito sincero e mostra que ele encontrou uma paz na vida dele, infelizmente foi por pouco tempo mas deixou esses e outros versos que se for pegar todos os versos que gosto dele iria ficar o dia todo falando.

So Take It Easy, Cabrons

Nenhum comentário:

Postar um comentário