sexta-feira, 23 de março de 2012

Filosofia Caótica: Confiança



Hola, Cabrons. Tudo chillin? Por aqui está tudo excelente como sempre. Hoje vou falar sobre um assunto um pouco diferente dos outros. A confiança, mas porque esse assunto seria diferente? Porque é a qualidade que preciso evoluir mais, então vou falar de algo que estou penando para aprender mas já estou vendo os resultados da minha evolução.

Então, o que é a confiança?

Confiança é o sentimento de certeza que você tem a capacidade para realizar algo. Confiança é vista quando você vai fazer algo que já fez varias vezes e não tem mais nenhuma dúvida de que é capaz de faze-lo.

Porque a confiança é fundamental?

A importância da confiança é muito evidente. a segurança e a determinação que elas trazem são sensações que todos experimentam e deveriam dar mais valor. A sensação é maravilhosa, quando você toma consciência da confiança que você tem naquilo e faz, você nem pensa mais nos obstáculos, as dificuldades somem e você só tem a certeza de que vai ser feito.

Por exemplo: Quando você vai comer, você pensa no processo ainda? Você pensa na angulação que o garfo deve entrar na sua boca para não machuca-la? É automático, e todos já tornaram isso um hábito. Ai surge a confiança, ou seja, ela não é um dom ou um privilégio de pessoas iluminadas, ela é apenas uma consequência da prática consistente de uma ação.

Outro exemplo: Desde 2008 eu treino jogadores de futebol americano, tanto em treinamento físico quanto em aspectos técnicos. Nunca foi uma área que eu vi alguma esperança de sustento ou de profissionalização da minha pessoa. Hoje, ainda não tenho nenhuma certificação na área de educação física e estou conduzindo um projeto que mostra mais resultados do que treinos com profissionais da área.

Porque isso aconteceu?

Futebol americano é uma das poucas áreas da minha vida que tenho estudo diário e que eu tenho a certeza que ninguém nesse país viu tantas filmagens, reportagens e artigos sobre o assunto quanto eu. Porque falo isso com tanta convicção? Simplesmente porque é a verdade. Com o meu trabalho desenvolvi a habilidade de fazer 4, 5 coisas ao mesmo tempo e em 80% das vezes futebol americano e música estão sobre essas duas coisas.

Eu tenho certeza do que um jogador de futebol americano precisa para ser o melhor jogador que alguém já viu. Infelizmente com minha lesão no joelho eu não posso mais jogar, não posso mais praticar essa certeza e aprendi a repasssar para os outros. Porém eu só consegui ter a confiança de passar tudo isso para os outros nesse ano. Mesmo com vários jogadores evoluindo na minha frente, com os jogadores que eu treino se destacando dos que eu não treinei, eu sempre tive a dúvida na minha capacidade.

Como evoluir nesse ponto?

Sempre demorei a confiar muito em mim e pouco nos outros. Como eu falei, precisei de 4 anos para começar a ver que realmente eu tenho a capacidade pra treinar outros jogadores. Assim que funciona todo o processo pra mim, a confiança demora a vir e sem ela as possibilidades de praticar são muito menores, por causa dos medos, dúvidas e inseguranças que a falta de confiança traz.

Para evoluir estou mudando a rota do processo, estou pensando cada vez menos nos obstáculos e mais nos resultados que o processo traz. Isso é uma luta permanente para todos, porque isso não deve ser algo conduzido pelo seu humor e sim algo que está automático. Eu já não vejo tantos obstáculos como eu via antigamente, mas ainda estou longe do ponto ideal e quero muito aproveitar tudo que a confiança trás.

Porém tenho uma certeza, vou chegar lá com muito esforço e muita positividade. Comece a pensar nisso, você tem deixado de fazer muitas coisas por falta de confiança e você tem que fazer para adiquirir confiança. Quando surgir o próximo obstáculo na frente de seu objetivo, passe por ele, não foque nele.

Se falei que tenho que ir eu tenho que ir, Chill out Cabrons

Nenhum comentário:

Postar um comentário