segunda-feira, 12 de março de 2012

Filosofia Caótica: Trabalho x Talento



Como estão as coisas, Cabrons?? Por aqui sempre chillin, espero que com todos vocês também. Estou começando uma nova categoria no blog que é a Filosofia Caótica, nela vou falar sobre assuntos mais ligados a ideias e pensamentos.

Hoje vou falar sobre um assunto que incomoda e que tem deixado as pessoas na zona de conforto a muitos anos: Trabalho contra talento, ou seja, esforço contra o dom. Vejo muita gente desmerecendo o esforço de grandes atletas, músicos ou mesmo profissionais de áreas mais comuns, com a desculpa de que eles nasceram com o talento para tal profissão. Mas esquecem o quanto essas personalidades treinaram suas profissões e o tempo dedicado para alcançar a excelência em sua especialidade.



Para exemplificar o quanto essas pessoas se dedicaram e trabalharam, pode ser visto o exemplo do Beethoven. Uma pessoa que muitos diziam que tinha um talento enorme, mas sua principal ideia sobre como ser um bom músico era a seguinte: "90% da música é transpiração, 10% inspiração". Isso mostra bem claramente que a ideia de que artistas têm um dom divino, que nasceram com o gene da sua arte ou algo do gênero, é apenas uma pretexto para as pessoas justificarem a falta de esforço para alcançar o sucesso.

Realmente existe o talento? Realmente algumas pessoas têm mais facilidade para alcançar a excelência?

Não acredito nisso e é fácil explicar minha visão. Você já viu alguém de sucesso que tenha chegado a esse patamar sem treino? Não falo de treino formal, estou falando de qualquer tipo de treino. Ray Charles, Michael Jordan, Ray Lewis, Mike Tyson, Tupac Shakur, Michael Schumacher e vários outros. Todos eles treinaram (da sua forma) para chegar ao sucesso, mesmo aquele jogador de futebol que passou a infância inteira sem frequentar uma escolinha de futebol, ele treinava muito. Só você pensar em quantas horas ele jogava bola na rua. Enquanto todos os outros jogavam uma vez ou duas, ele jogava o dia todo e esse era seu método de treino.



Oscar, maior jogador de basquete da história do basquete brasileiro, batia 1000 arremessos por dia. Que talento é esse? Qual facilidade tem nisso? Se os outros não tem força de vontade o suficiente para treinar nesse ritmo, é óbvio que não vão alcançar tal nível de sucesso. Essa é a grande realidade, o tal talento é esse? O talento sempre aparece para quem treina mais, mesmo com aqueles que tem várias vantagens físicas (altura, ombros largos), os que vão se destacar são os que treinam.

Porque as pessoas não tentam repetir a conduta dos outros que tem sucesso?

Porque é muito mais fácil e confortável dizer que a culpa é do "dom divino" da pessoa, do que admitir que você não se esforçou o suficiente para estar no mesmo nível. Mas Deus realmente perde seu tempo dando o talento de jogar futebol para alguém? Realmente é relevante para ele que tenham jogadores de basquete que nasceram com o talento?

Eu não acredito nisso e estou escrevendo sobre o assunto porque isso realmente é algo que me deixa preocupado. Quando tiver meu filho não quero vê-lo chorando, culpando a sociedade por ele não alcançar o sucesso no que ele quer. Espero que eu consiga ir contra a maré e mostrar para ele que com a confiança e o trabalho ele pode ir ao infinito e não ser limitado pela sociedade como eu fui por boa parte da minha vida.

Esse é o principal ponto: Não se limitem a ver talento, olhe e se apaixone pelo esforço porque é ele que faz a vida de muitos serem tão gratificantes.

Chill Out, Boricuas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário